domingo, 28 de outubro de 2007

Começa a sair do breu a história dos “brabos” de Recife.


Já era tempo... mas chegou a hora da retomada dos estudos sobre a história da capoeira do Recife. As iniciativas partem da educadora Mônica Beltrão com o livro “A capoeiragem no Recife antigo” e o lançamento do disco do Mestre Ulisses Cangará do Grupo de Capoeira Lua de São Jorge.
O livro de Mônica que vem há anos procurando ativar os estudos sobre o assunto, organiza um caminho para as pesquisas subseqüentes, que esperamos que ocorram em profusão. Mônica revela fontes preciosas, acontecimentos emblemáticos da capoeira antiga do Recife, registros e considerações sobre o assunto de autores consagrados da história e cultura de Pernambuco.

Ulisses mantém a fibra dos brabos, mas, em consonância com o tempo, dirige sua valentia para a realização de projetos sócio-educativos, nos quais ele inclui a recuperação da bela história da capoeira antiga de Recife.

Nesta história o Instituto Jair Moura pretende se meter, ou melhor colaborar, não só porque acredita que a tradição da pernambucana é fundamental para toda a história da capoeira, mas também por possuir uma documentação que pode ser útil para os pesquisadores desse tema especifico.

Quem desejar adquirir o livro pode informar-se através do seguinte email:monicabeltrao@recife.pe.gov.br

Nenhum comentário: