domingo, 28 de outubro de 2007

1º FESTIVAL DE MÚSICA E DANÇA ÍNDIA, BRASIL E ÁFRICA DO SUL.

Este festival aconteceu em Salvador de 24 a 27 de outubro, patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores, reunindo manifestações culturais dos três países. Para representar o Brasil foram escolhidos o Grupo Ginga Mundo e o Mestre Lua Rasta com seu Bando que se fizeram presentes, realizando oficinas de capoeira e maculelê, assim como participando do espetáculo realizado no Teatro Castro Alves, no dia 26, cuja programação também incluiu o grupo indiano Sadhya, o grupo sul-africano Phambili Marimba e a cantora Margareth Menezes. Mais de 1.500 pessoas assistiram ao espetáculo.

Este evento faz parte das iniciativas da política externa do governo brasileiro de aproximação com países dos continentes africanos e asiáticos e por conta disso possibilita um profícuo processo de intercambio cultural.

Neste aspecto o evento foi muito rico, pois os membros dos grupos dos diferentes países, não só mostraram suas belas manifestações como também se integraram nas apresentações das dos outros países: bela e rica mistura cultural foi apreciada. O evento foi propiciou para se constatar a projeção da capoeira como fenômeno internacional e a universalidade da sua cultura:
“ Pela segunda vez no Brasil e a primeira vez na Bahia, os dançarinos do Sadhya trazem para Salvador a coreografia ‘Jogos de Dados’ criada por Santosh Nair, coreógrafo e primeiro bailarino da companhia. ‘Misturo movimentos que são semelhantes à capoeira, que conheci quando estive no Brasil há nove anos’, explica Santosh. ‘Fiquei tão encantado com o som do berimbau, que levei gravações para a Índia e tento ensinar aos bailarinos passos da capoeira.’”Diga-se de passagem que muitos dos bailarinos da companhia fizeram questão de participarem das oficinas do Grupo Mandinga e do Mestre Lua Rasta. Os africanos também, assim como os capoeiristas participaram das oficinas realizados pelos indianos e africanos.

Mais uma vez o grupo Ginga Mundo afirmou sua importância internacional ao ser oficialmente convidado para participar de um programa desse porte patrocinado pelo Ministério das Relações Exteriores. E, fez dele mais uma oportunidade de construir através da capoeira uma liga mundial da camaradagem.

O Instituto Jair Moura participou do evento registrando os fatos. E foi visitado pelo Sr. Eduardo Cançado de Oliveira do Ministério das Relações Exteriores no dia do Caruru da Casa da Mandinga.SR. Eduardo acenou com a possibilidade de conseguir livros estrangeiros sobre a África e assuntos dos afrodescendentes para esse acervo. Que venha logo para abrandar a insaciável fome de livros do Instituto.








































Nenhum comentário: