quarta-feira, 23 de maio de 2007

Grupo de Estudos Mestre Noronha do Instituto Jair Moura - Capoeira

O Grupo de Estudos Mestre Noronha é um espaço aberto de discussão sobre capoeira, funciona desde janeiro de 2006 e é composto por estudiosos, mestres de capoeira, capoeiristas, estudantes, professores e pesquisadores de diversas áreas (História, Pedagogia, Educação Física, Sociologia, Artes Cênicas, Dança, Cinema, Design, Antropologia, etc.). Nosso objetivo é discutir, primeiramente, textos produzidos por membros do próprio Grupo e contribuir com as pesquisas e trabalhos de cada um. Uma outra proposta nossa é debater artigos e filmes de interesse do Grupo, e realizar projetos de pesquisa coletivos. Nossas reuniões acontecem quinzenalmente, às sextas-feiras, de 15hs às 18hs na Casa da Mandinga, sede do Instituto Jair Moura. Se você também é viciado em capoeira, apareça!

Programação do Grupo de Estudos Mestre Noronha
13.04.2007
– “Quem são os capoeiras para Marx?”, de Benedito Araújo (mestrando em Educação da UFSC)
27.04.2007 – “A Roda de Capoeira Angola: os sentidos em jogo – valores”, de Christine Zonzon (mestranda em Sociologia da UFBA)
11.05.2007 - “A Mandinga no Jogo do Ator: a capoeira como espaço de reflexão para o ator/performer” de Ângela Ribeiro (mestranda em Artes Cênicas da UFBA)
25.05.2007 – “As Metamorfoses do Corpo-Capoeira, a partir das imagens do Capeta Carybé” de Vítor Castro Junior (doutorando em História)
01.06.2007 - “Ethos da Mandinga e da Malandragem”, de Christine Zonzon (mestranda em Sociologia da UFBA)
15.06.2007 – “Contos sobre Capoeiragem”, de Pedro Abib (doutor na área de Ciências Sociais aplicadas à Educação)
29.06.2007 – “Política da Capoeiragem”, de Luiz Augusto Leal (doutorando em estudos Étnicos e Africanos do CEAO/UFBA)

2 comentários:

Balão disse...

Membros do Grupo de Estudos,

Fique muito empolgado, apesar de ter chegado no final da reunião, com a proposta do grupo. Vou me organizar para ser o próximo membro...
Parabéns Frede pela iniciativa...
Um abraço em todos do grupo,

Balão

beto disse...

GOSTARIA DE PARABEZÁ-LOS PELO BLOG,A CAPOEIRA NECESSITA DE INICIATIVAS COMO ESTA,INFORMAÇÕES DE QUEM CONHECE DO ASSUNTO É SEMPRE IMPORTANTE,AXÉ BETO BARAÚNA.