segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

DOCUMENTÁRIOS

Dois documentários foram realizados recentemente e ambos para sua realização contaram com a colaboração efetiva do Instituto, facilitada mediante depoimentos e apoio técnico de membros da instituição, indicação de bibliografia, pistas para as pesquisas e liberação de imagens em movimento e fotografias.

Um documentário – Memórias do Recôncavo: Besouro e outros capoeiras- foi realizado por Pedro ABib, “velho” parceiro do IJM. O filme traz imagens e depoimentos de capoeiristas e mandingueiros do Recôncavo e caminha no sentido de desvendar traços do passado da capoeira do tempo de Besouro e outros antigos capoeiristas. Indiscutivelmente acrescenta novas informações e conhecimentos sobre a capoeira desta Região tão importante para a formação da chamada cultura brasileira. E abre para novos campos de pesquisa para aqueles que estão interessados no passado da capoeira baiana. Este documentário teve sessão inaugural durante a realização do Ginga Mundo.

O outro documentário chama-se Capoeira e as Artes, e foi realizado pela TV Educativa tendo Josias Gomes como responsável, e procura indagar sobre as inter faces que a capoeira pode ter com outras manifestações como samba, música, dança, religião, carnaval tendo para isto convocado nomes expressivos da capoeira da Bahia como de outras linguagens artísticas: os mestres João Grande, Curió, Moraes, Gigante, Cobra Mansa, Satélite, Timbó, os músicos Almir Escurinho, Gerônimo, Roquinho, Nelito, Jaime Sodré. Pela dança participaram Lia Robatto, King. Zebrinha, Cozido. Mutá e Vino, gente do candomblé. A orquestra de berimbau do Projeto Mandinga também marca presença.

Um comentário:

Afonso Henrique Amorim Pontes disse...

Achei muito interessante os temas dos documentários, principalmente por tratar diretamente de fases da capoeira que muitas vezes são desconsideradas por outros estudiosos. Gostaria de saber se há a distribuição desses documentários e de que forma eu poderia adquiri-los como material de estudo próprio e de pesquisa para minha escola. Contato - afonsohenrique.ap@gmail.com