Dois documentários foram realizados recentemente e ambos para sua realização contaram com a colaboração efetiva do Instituto, facilitada mediante depoimentos e apoio técnico de membros da instituição, indicação de bibliografia, pistas para as pesquisas e liberação de imagens em movimento e fotografias.
Um documentário – Memórias do Recôncavo: Besouro e outros capoeiras- foi realizado por Pedro ABib, “velho” parceiro do IJM. O filme traz imagens e depoimentos de capoeiristas e mandingueiros do Recôncavo e caminha no sentido de desvendar traços do passado da capoeira do tempo de Besouro e outros antigos capoeiristas. Indiscutivelmente acrescenta novas informações e conhecimentos sobre a capoeira desta Região tão importante para a formação da chamada cultura brasileira. E abre para novos campos de pesquisa para aqueles que estão interessados no passado da capoeira baiana. Este documentário teve sessão inaugural durante a realização do Ginga Mundo.
O outro documentário chama-se Capoeira e as Artes, e foi realizado pela TV Educativa tendo Josias Gomes como responsável, e procura indagar sobre as inter faces que a capoeira pode ter com outras manifestações como samba, música, dança, religião, carnaval tendo para isto convocado nomes expressivos da capoeira da Bahia como de outras linguagens artísticas: os mestres João Grande, Curió, Moraes, Gigante, Cobra Mansa, Satélite, Timbó, os músicos Almir Escurinho, Gerônimo, Roquinho, Nelito, Jaime Sodré. Pela dança participaram Lia Robatto, King. Zebrinha, Cozido. Mutá e Vino, gente do candomblé. A orquestra de berimbau do Projeto Mandinga também marca presença.
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Achei muito interessante os temas dos documentários, principalmente por tratar diretamente de fases da capoeira que muitas vezes são desconsideradas por outros estudiosos. Gostaria de saber se há a distribuição desses documentários e de que forma eu poderia adquiri-los como material de estudo próprio e de pesquisa para minha escola. Contato - afonsohenrique.ap@gmail.com
Postar um comentário