terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

VADEIA MUNDO VADEIA 2008


Liga Mundial da Camaradagem


Este é o nome de um evento de capoeira de porte internacional, que vem sendo realizado em Gent, desde 2007, reunindo capoeiristas, pesquisadores, e amantes da arte.
Na edição anterior, em que reinou um clima de muita camaradagem, este evento reuniu capoeiristas de vários segmentos e possibilitou a integração de muitas escolas.
A programação acontecerá na sala de esporte Sint-Denijslaan 251,
9000, Gent, de 21 a 24 de março.
Contaremos com a participação de mestres da capoeira (angola, regional e contemporânea) - rodas de capoeira, mostras audiovisuais, bate-papos, oficinas de maculelê e ritmo, samba de roda, dentre outras.
MESTRE JOÃO GRANDE MESTRE DIMOLA, SABIÁ

E mais professores e instrutores que atuam no Brasil, EUA, países diversos da Europa e Austrália.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES NO SITE

www.gingamundo.net

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Estive na Liberdade e falei com o Mestre Waldemar

É o título do Cd do Mestre Negotivo do Porto de Minas e fundador do Berimbrown. É fruto de uma entrevista à feição de pesquisa, realizada por ele com o Mestre Waldemar da Paixão, seu ídolo na capoeira, em 2987, na casa deste. A entrevista é acompanhada de trilha sonora exclusiva introduzida por Negotivo e contém “uma mistura de emoções, desabafo, descontração, sabedoria, sinceridade, vivência e malícia do Mestre Waldemar da Liberdade”. Uma beleza. O Cd custa 20 reais e pode ser adquirido na sede do Instituto Jair Moura: tel: 33285756, ou pelo email: institutojairmoura2@gmail.com

CARNAVAL

A capoeira foi o tema do carnaval de Salvador em 2008, o que gerou muita polêmica no seio da comunidade da capoeira local, por se exigir maior visibilidade e participação dos capoeiristas. Isso deu bastante assunto para a imprensa que produziu muitas matérias abordando o assunto. Para isto o IJM foi bastante procurado e na medida do possível e da solicitação colaborou liberando informações e imagens e facilitando contatos com os mestres procurados pela imprensa á cata de depoimentos dos mesmos.

DOCUMENTÁRIOS

Dois documentários foram realizados recentemente e ambos para sua realização contaram com a colaboração efetiva do Instituto, facilitada mediante depoimentos e apoio técnico de membros da instituição, indicação de bibliografia, pistas para as pesquisas e liberação de imagens em movimento e fotografias.

Um documentário – Memórias do Recôncavo: Besouro e outros capoeiras- foi realizado por Pedro ABib, “velho” parceiro do IJM. O filme traz imagens e depoimentos de capoeiristas e mandingueiros do Recôncavo e caminha no sentido de desvendar traços do passado da capoeira do tempo de Besouro e outros antigos capoeiristas. Indiscutivelmente acrescenta novas informações e conhecimentos sobre a capoeira desta Região tão importante para a formação da chamada cultura brasileira. E abre para novos campos de pesquisa para aqueles que estão interessados no passado da capoeira baiana. Este documentário teve sessão inaugural durante a realização do Ginga Mundo.

O outro documentário chama-se Capoeira e as Artes, e foi realizado pela TV Educativa tendo Josias Gomes como responsável, e procura indagar sobre as inter faces que a capoeira pode ter com outras manifestações como samba, música, dança, religião, carnaval tendo para isto convocado nomes expressivos da capoeira da Bahia como de outras linguagens artísticas: os mestres João Grande, Curió, Moraes, Gigante, Cobra Mansa, Satélite, Timbó, os músicos Almir Escurinho, Gerônimo, Roquinho, Nelito, Jaime Sodré. Pela dança participaram Lia Robatto, King. Zebrinha, Cozido. Mutá e Vino, gente do candomblé. A orquestra de berimbau do Projeto Mandinga também marca presença.

APOIO A FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA

O IJM deu a apoio ao Capoeira Film Festival, (www.capoeirafilmfestival.com) realizado em Amesterdam na Holanda no período de 11 a 13 de janeiro de 2008. O apoio se concretizou mediante cessão de cópias dos filmes Vadiação e Dança de Guerra.


Credits
The festival wishes to express our gratitude to the following people and institutes for their cooperation and willingness to share their material with our audience.

Rose La Creta
For The fine flower of street wisdom: Mestre Leopoldina
Kostana Banovic
For Exú and Oxossi

Antonio Carlos Muricy
For A life for Capoeira: Mestre Pastinha
Eduardo Lima
For Women in Capoeira: Kalunga & Maluquinha


Salim Rollins
For Black Beetle
Masjha Jaring
For Capoeira in Prison
Capoeira Angola centre of New york
For The Cat’s Leap & Rock Steady Crew vs Capoeira Angola
Instituto Jair Moura
For Vadiacao/Dança de Guerra

VISITA DA USP (Universidade de São Paulo)






Por recomendação do Ministério da Cultura (MINC), foi realizada entre os dias 8 e 11 de novembro/2008, uma visita técnica dos professores István Jancso e André Oliva Teixeira Mendes, da USP ao acervo do IJM.. A visita foi realizada para que os mesmos pudessem fazer uma avaliação das condições de funcionamento e das atividades que vêm sendo realizadas para a conservação, organização e consulta (ao) e do acervo com os recursos obtidos com o prêmio do Capoeira Viva.

Com base nas avaliações está sendo elaborado um projeto que permitirá ainda mais ao Instituto firmar sua vocação de servir como um núcleo de referência da capoeira de alcance internacional.

Os professores István e André de forma muito generosa fizeram excelentes observações e recomendaram cuidados que passaram a orientar as atuais ações do Instituto, mesmo antes da concepção e implantação do projeto.

CIRCUITO NA EUROPA

De 22 de novembro a 10 de dezembro do ano passado o Instituto Jair Moura participou de um circuito europeu de capoeira patrocinado pelos grupos Capoeira Angola Tupinambás do Mestre Mico Louruz; Escola de Capoeira/Grupo Cativeiro do Mestre Djop Barbosa, ambos na Bélgica, mais o grupo de Capoeira Marazul do Mestre Joãozinho da Figueira, na Inglaterra e o CBC – Cooperative Bretonne de Capoeira, do Mestre Armando Pekeno, na França. Também foram incluídos os grupos São José dos Velhos do Mestre Polaco e o Cativeiro do professor Carlão, ambos na Inglaterra. Proveitosa viagem na qual se pode constatar o valioso e cuidadoso trabalho realizado por aqueles mestres no exterior no sentido da transmissão da cultura afro-brasileira, visto que além de capoeira incluem, nos seu projetos, samba, dança afro entre outras. O Instituto participou realizando mostras de áudio visuais, palestras e muitos contatos realizados pelos seus membros, KK Bonattes, Frede Abreu e Djop Barbosa, tendo este último presenteado o Instituto com valiosa documentação, como sempre faz. Embora com atraso agradecemos as muitas gentilezas que nos foram atribuídas.