sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

GINGA MUNDO 2008

É com imenso prazer que convidamos a todos - capoeiristas e amantes da arte – para a quarta edição do Encontro Internacional de Capoeira e Manifestações Afro-culturais – Ginga Mundo 2008.

Este é o nome de um dos mais importantes eventos de capoeira de porte internacional, que vem sendo realizado em Salvador, desde 2002, reunindo capoeiristas, estudiosos, pesquisadores, artistas e turistas de muitas partes do mundo.

Nas três edições anteriores, em que reinou um clima de muita camaradagem, este evento reuniu milhares de capoeiristas de vários estilos e possibilitou a apresentação de muitas manifestações culturais internacionais dos afro-descendentes.

Em 2008, a capoeira será tema do carnaval da Bahia e o quarto Ginga Mundo fará a abertura desta que é uma das maiores festas populares do mundo.

A maior parte da programação acontecerá no Pelourinho, centro histórico de Salvador, Bahia, Brasil, de 28 a 31 de janeiro.

Esta programação, que é totalmente gratuita, inclui - além de oficinas com a participação dos mais importantes mestres da capoeira (angola, regional e contemporânea) - rodas de capoeira, feira de artesanato, apresentações diversas, oficinas de percussão, maculelê, samba de roda, samba de lata e shows com Jauperi e Berimbrown, dentre outras.

As principais atrações internacionais serão o Bèlè e a Ladja, da Martinica, esta última uma dança de combate que contém semelhanças com a capoeira.

Dentre os principais mestres de capoeira responsáveis, teremos a participação de João Grande, João Pequeno, Jogo de Dentro, Cobra Mansa, Lua Rasta, Capixaba e Sabiá, dentre outros renomados.

Nesta edição, o Ginga Mundo conta com o apoio cultural do Pelourinho Dia e Noite, Fundação Gregório de Matos, Instituto Jair Moura, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e do Ministério da Cultura, além da realização do Projeto Mandinga e do patrocínio da Petrobrás.

Saudações,

Sabiá.

www.gingamundo.com.br